segunda-feira, 8 de agosto de 2011

QUAL A MOTIVAÇÃO PARA CORRER 100Km?

O esporte que atualmente mais cresce no brasil, é a corrida de rua. Precisamos apenas de uma roupa leve, um par de tênis e muita motivação para correr, correr e correr. No Brasil existe grandes empresas esportivas especializadas apenas em corrida de rua, pois existem varias categorias em diversas extensões de percurso, tais como: 
 7 km
 10 km
 21 km
 42 km
 100 km, isso mesmo, 100 km.

Os corredores de rua, geralmente, são pessoas anônimas, que correm apenas por prazer, as vezes profissionais sem patrocinadores, pois, o retorno na mídia é pouco em relação a outras atividades.


Mas, afinal, que motivação tem um atleta para correr 100 km?

A recente corrida The North Face 100 Km, teve um número de 599 participantes, nas trilhas do Blue Mountains National Park, na Austrália. Esta corrida se torna mais difícil por causa da variação no terreno, temperatura e vários fatores externos e internos. O fator psicológico dos atletas, sendo individuais ou em dupla é um fator decisivo para que possa vencer, a palavra “vencer” não estar associada a subir ao pódio, a ganhar prêmios, mas sim, a fazer o que deveria ser feito, sempre em busca da excelência e buscando corrigir os erros para um próximo desafio.

Na visão do psicólogo esportivo João Ricardo Cozac, o treinamento esportivo deve obedecer a um triângulo, ficando no vértice, a preparação física, no meio, a preparação técnica e na base, o alicerce do atleta, a preparação psicológica.

Com certeza, atletas que fazem uma prova de 100 km, são pessoas bem treinadas fisicamente e com uma técnica ímpar que lhe dará suporte para a conclusão de um percurso respeitado por todos os corredores. Já a parte psicológica, para a The North Face 100 Km, nem todos tinham, pois a lista inicial de atletas inscritos chegou a 841 atletas, individuais ou duplas, no qual, apenas 599 estavam na linha de largada. Muitos que não largaram, talvez a maioria, desistiu mesmo antes de começar, mesmo tendo um preparo físico e técnico invejável por muitos, mas o essencial, que é o fator psicológico estava abalado com o fato de ter que passar por momentos difíceis da prova.

Pessoas que praticam esportes, devem sempre estar motivadas, internamente e externamente, com uma visão interacional entre indivíduo-situação. Esta interação é bastante usada por psicólogos do esporte por considerar tanto a pessoa, como a situação no qual o atleta se encontra.

Fatores psicológicos que devem ser considerados por um atleta:

 confiança
 personalidade
 persistência
 realização das metas
 foco no objetivo

Fatores situacionais dependem de cada competição, pois, podem ser:

 clima
 logística da competição
 estudo do terreno
 dividir a corrida em metas
 utilizar e confiar nas técnicas treinadas

E, por último, vem o fator físico, que se o atleta estiver com o emocional equilibrado, é só esperar a linha de chegada e comemorar, mesmo sem pódio ou prêmios, saberás que és um vencedor.

Obrigado pela leitura.
Leia semanalmente artigos sobre o assuntio na revista esportiva LivrEportes
Créditos de arte: LivrEsportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+ Populares